domingo, 6 de maio de 2012

Põe aqui o seu pezinho...


Põe aqui o seu pezinho...

Nossa civilização cheia de seus conhecimentos perdeu o ponto de contato entre o micro e macro cosmo, entupiu com "coisas" e "necessidades" essa passagem simbólica que tem ponte no coração, onde os conflitos se harmonizariam no salvo conduto do ir e vir da consciência nos saberes entre aquilo que é em cima e aquilo que é em baixo, se aprofundando no peito.

O reino humano, nesse planeta de incontáveis romagens em dores e des-amores, tem para si, e na relação com o Outro, as oportunidades do cotidiano para que o orgulho e egoísmo se transmutem em humildade e com-paixão no caminho de ascensão, na vivência do amor, do ser e do saber, do fazer tudo na gratitude do des-cobrir com-partilhadamente os rumos para as descobertas de todo um universo. O primeiro passo nesse Bem Viver sempre se dá em direção ao autoconhecimento e, depois, segue além.

Em geral nos estacionamos sem rumo nas paisagens desse mundo angustiado do "ter", da "coisificação" de tudo, ao invés do "ser" na realização de propósitos superiores. Prendemos, inclusive as pessoas, em nossos baús de tesouros materiais pouco a pouco devorados pela traça e ferrugem, crendo que isso seja segurança ao redor daquela trêmula fogueira que coloca à claro nossas vaidades. Tornamos o Todo pela medida de nossas ignorâncias, torcemos o próprio Propósito sem fim da evolução, damos nós que impedem que a Seiva do Amor Iluminado flua livremente para levantar a centelha à condição de Estrela expandindo-se em Luz.

Do mundo infinitamente pequeno ao infinitamente grande tudo na natureza é troca, partilha, doação, entrega ao movimento espiralado de expansão de consciência na harmonia desse aparente caos cósmico, que em verdade é dança em brilhantes e indizíveis cores.

Nessa jornada, desde as pequenas partículas subatômicas às galáxias entrelaçadas com suas formas irisadas, só mesmo com boa-vontade e autoconhecimento é que se avança e evolve, é que se re-conhece nas profundezas do coração e da mente o sentido a seguir na trilha que liga cada ponto, cada centelha, cada ser na criação às amplas avenidas que nos levam de uma Estrela à outra, nos encaminham de Constelação à Aglomerados galáticos, nos entregam aos Portões que brilham a receber os Caminheiros que passeiam pelos Céus.

A Paz almejada não é chegada, senão o caminho das pás e enxadas re-volvendo o Jardim semeado no peito de cada ser-cosmo-cidadão para fazer crescer, florir e dar fruto à própria Árvore da Vida que somos cada um de nós que lançamos galhos raízes abaixo, e ramagens perfumes acima ao Espaço/Tempo infinito à cada dia e cada noite estrelada.

Quando reconhecemos nossa dimensão espiritual e cósmica, a começar “dentro” de nós mesmos, o Tudo/Todo têm outra significação e nossas pequenas vontades se transformam naquele respeitosa humildade em meio a esse Concerto da Vida, e em com-paixão pelo próximo que seguirá conosco de mãos e abraços dados na cantiga de roda em re-evolução, co-movidos em cada nota de Alegria dessa Sinfonia.

Esse re-encontro consigo mesmo e com o Tudo/Todo faz a passagem desimpedida da Energia da Vida que nos interliga e entrelaça a esse Plano de Luz e Amor que nossos Mestres ancestrais conhecem e nos estimulam a também servir como Instrumentos de Paz.

Refletir sobre isso especialmente hoje, quando estamos mergulhados nas especiais vibrações dessa Luz polarizada pela Lua cheia, nos anima a seguir os passos daqueles que nos precederam no Grande Caminho, para que sejamos tão simples quanto convém aos que se fazem pequeninos des-cobridores das Verdades junto aos Jardineiros das Estrelas na re-criação do próprio ser, e do mundo em que ora vivemos.

Ser nessa Luz e Amor tem o Poder de fazer e inspirar com que a meninice seja re-encontrada em nossos próprios corações e mentes e, certamente a re-encantarmos nosso mundo com Aquela Criança voltando a brincar alegremente no meio de nós, de mãos dadas conosco, dizendo assim: “põe aqui o seu pezinho, põe aqui bem junto ao meu”...

E, para brincar nessa roda, o Tudo/Todo do Céu desceu, na forma de incontáveis Estrelas para que não percamos o ritmo que aprofunda e o rumo que eleva.

Aquilo que foi perdido por nossa ignorante civilização há de ser re-encontrado, por todos aqueles que reconheceram na Fonte da Sabedoria Antiga as notas de uma canção que fala de Luz, Amor e Poder. E, ali onde nascemos há incontáveis eras, passo a passo, mãos refrescadas na pureza dos elementos, coração limpo, mente sintonizada, Água, Ar, Fogo, Terra, o Runa re-encontrou o seu rumo, conectou-se, acendeu-se, co-moveu-se nesse bailar com Todas as Esferas. Tudo para Ele está des-impedido. Re-evolução. Ascensão. Pisamos no Outro Mundo.

Liberdade...

Leo Nogueira Paqonawta

Lua cheia de maio de 2012.

Nenhum comentário: